Argentina

Clima na Argentina

          Devido à sua grande extensão territorial, o clima da Argentina varia de região para região. A distribuição das estações é similar à que temos no Brasil.

         Região Central: A temperatura média fica em torno dos 18 oC. No verão, o clima é quente e úmido. As manhãs são quentes e a temperatura sobe ao meio-dia/início da tarde – o pico de calor pode exceder os 35 oC – e à noite a temperatura cai um pouco. Outono e primavera é quando se registram as estações chuvosas do ano (março a junho e setembro a dezembro), geralmente com garoa ou chuvas leves. A média no inverno é de 11 oC (raramente fica abaixo de 0 oC); durante o dia, o clima é frio moderado, mas à noite a temperatura baixa consideravelmente. O mês mais frio desta estação é julho. Exemplos de cidades com este clima são Buenos Aires, Mar Del Plata e Rosario.

         Cordilheira: As regiões de cordilheira possuem clima árido e continental. No verão (dezembro a março), o clima é quente com tempestades e temperaturas que oscilam entre 20 oC e 40 oC. No outono (março a junho), o clima é morno e sereno com garoas e a vegetação ganha tons ocres, amarronzados e dourados. No inverno (julho a setembro), o clima é frio e seco com temperaturas entre 0 oC e 10 oC; sendo que na Alta Montanha as nevadas podem chegar aos 600 mm. Na primavera (setembro a dezembro) os dias são quentes e os ventos que vêm do norte refrescam a temperatura. Exemplos de cidades com este clima são Mendoza, Cuyo, Parque Provincial Aconcagua, Malargue.

         Região Norte: O relevo desta região faz com que haja variações bastante marcadas, inclusive com bruscas oscilações térmicas. No verão, a média supera os 20 oC, enquanto no inverno as temperaturas são inferiores aos 14 oC. Exemplos de cidades com este clima são Salta, Quebrada de Humahuaca, Cafayate.

         Patagônia: A extensa Patagônia começa na altura da cidade de Bariloche e se estende na direção sul entre o litoral do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico. A melhor época para visitá-la é de novembro a março (primavera e verão), quando o clima é menos frio e os dias são mais longos (amanhece às 05h30 e anoitece por volta das 22h00). Os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro são considerados de meia estação, chove pouco e é um pouco mais frio. O auge do inverno é nos meses de julho e agosto, quando os dias são mais curtos, mas a paisagem é embelezada pela neve. Em Bariloche, as temperaturas caem abaixo de zero e a maior quantidade de neve nas montanhas mais altas dá início à temporada de esqui. Em Puerto Madryn e Península Valdes faz frio, mas não neva. No verão, os termômetros podem chegar a 35 °C durante o dia, mas à noite, o tempo esfria bastante e exige pelo menos um bom casaco. Em El Calafate no inverno neva menos e não há esqui. Os glaciares e passeios estão sempre ativos. E em Ushuaia neva mais e a cidade possui duas estações de esqui, além de alguns centros invernais. Exemplos de cidades com este clima são Bariloche, San Martin de los Andes, El Calafate, El Chaltén, Puerto Madryn, Península Valdes, Ushuaia.

Veja os registros anuais de cada destino:

CLIMA E PRECIPITAÇÃO EM BUENOS AIRES:

CLIMA E PRECIPITAÇÃO EM MENDOZA:

CLIMA E PRECIPITAÇÃO LA QUIACA (REGIÃO DE SALTA):

CLIMA  E PRECIPITAÇÃO EM BARILOCHE, ESQUEL:

CLIMA  E PRECIPITAÇÃO EM EL CALAFATE:

CLIMA E PRECIPITAÇÃO EM TRELEW, PUERTO PADRYN:

 CLIMA E PRECIPITAÇÃO EM USHUAIA: